Dicas para abrir uma loja virtual – Parte 1

Dicas para abrir uma loja virtual – Parte 1

Ter o seu próprio negócio hoje em dia, se tornou o desejo de muitos brasileiros, principalmente pela situação econômica que o país esta vivendo, abrir uma loja virtual e lucrar com ela se tornou uma saída para muita gente. Por isso, reunimos algumas dicas valiosas para quem esta pensando em abrir o seu próprio e-commerce.

Planejamento

Como todo negócio, planejar é essencial para se obter sucesso no novo empreendimento e isso inclui uma boa análise de mercado e também dos concorrentes. Fazer uma estratégia de vendas, pós-vendas, logística, formas de pagamento, divulgação da loja e tudo o que for relacionado e de suma importância. Colocar tudo no papel de forma clara e detalhada antes de começar a montar a sua loja fará com que você tenha dimensão dos seus gastos iniciais e também com o decorrer da empreitada.

Escolha de Plataformas

Existem 3 tipos de plataformas para se montar uma loja virtual e é importante escolher a melhor, conforme a necessidade da sua loja e verba inicial. São elas:

1- Plataformas Open Source – Que são sistemas de e-commerce desenvolvidos por diversos programadores que disponibilizam os códigos gratuitamente para uso. Um exemplo desse tipo de plataforma é o WooCommerce dos sites feitos em WordPress.

2- Plataformas Exclusivas – Que são construídas a partir do zero por desenvolvedores e que visam uma necessidade específicas que as outras plataformas não oferecem. O custo para esse tipo de loja virtual são bem altos e por esse motivo estão cada vez mais raros no mercado online.

3- Plataformas SaaS ou Lojas Virtuais Alugadas – São plataformas desenvolvidas por empresas especializadas e que oferecem o sistema para uso a partir de pagamento de taxas sobre vendas ou mesmo algum tipo de mensalidade.

Apresentação dos produtos

Um dos itens mais importantes sem dúvida é a apresentação do produto que esta sendo vendido, é necessário que as fotos sejam de boa qualidade e de preferencia com um fundo clean, para que apenas o produto seja o destaque. As imagens também devem conter detalhes do produto, uma outra dica é fazer um mini vídeos de demostração, isso faz com que o cliente fique mais interessado.

Importante: Nunca pegue fotos de produtos que não sejam da sua loja virtual, isso pode soar com enganação, fazendo assim com que o comprador perca a credibilidade na sua marca.

Gostou? No próximo post iremos finalizar falando sobre logística, formas de pagamentos, informações para o consumidor e integração com as redes sociais.

Se você tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário que em breve responderemos!

 

 

 

One thought on “Dicas para abrir uma loja virtual – Parte 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *